quinta-feira, 29 de abril de 2010

Alimentação II


A boa nutrição é a chave para uma boa criação. Conhecendo os hábitos alimentares de suas aves, o criador deve fornecer uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais.

a) Sementes - são a base da alimentação da maioria dos psitacídeos e devem ser adquiridas com cuidado, rejeitando-se excesso de pó, agrotóxicos e impurezas em geral. As sementes também devem ser novas e bem armazenadas para evitar fungos e bolores.
As mais indicadas para os psitacídeos são: alpiste, painço, girassol, aveia, painço verde e nabão. As porcentagens de cada semente variam de espécie para espécie porém sempre tomando cuidado com a aveia (engorda demais as aves) e com o girassol (tem alta taxa de gordura e por isso limita a absorção de outros nutrientes como a proteína). Estes devem ser usados de maneira comedida para evitar problemas futuros.

b) Ração - existem no mercado poucas opções de rações específicas para psitacídeos, por isso é hábito entre os criadores fornecer ração para cães às aves o que dá bons resultados desde que empregada com moderacão (duas vezes por semana) pois estas podem provocar problemas como a gota úrica causada por consumo excessivo de proteína.

c) Alimentos molhados - esses alimentos são determinantes na criação de psitacídeos pois estimulam a reprodução e são a base da alimentação dos filhotes. Devem ser administrados de forma variada e sempre frescos. Cenoura, beterraba, milho verde, maçã, verduras verde escuras (alface pode causar problemas de diarréia) são bons exemplos de alimentos molhados naturalmente.

Outro tipo de alimento que vem dando ótimos resultados como fonte de proteína e vitaminas são os grãos cozidos (feijão, lentilha, soja, arroz integral, ervilhas, etc); eles são ótimas fontes de proteína, vitaminas e ainda de fibras para a digestão.
d) Minerais - a administração de minerais é fundamental na criação de aves pois alguns deles são indispensáveis à manutenção da vida e à reprodução. A alimentação de boa qualidade fornece as quantidades necessárias da grande maioria dos minerais essenciais à ave, porém, no caso do cálcio onde a exigência é bem maior (o cálcio é fundamental na formação dos ossos e da casca do ovo) é preciso que se suplemente.

Existem no mercado vários produtos à base de carbonato de cálcio para a alimentação de aves; esses produtos devem ser deixados à disposição da ave misturados com areia lavada que auxilia na digestão dos alimentos.

e) Água - é o elemento essencial à vida, sendo indispensável o seu fornecimento diário sempre fresca e límpida.

A suplementarão vitamínica, além dos casos já citados, deve ser feita nos períodos de reprodução e muda, e no caso dos psitacídeos, deve ser adicionada ao alimento molhado pois o consumo de água pelos mesmos é reduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário