sexta-feira, 30 de abril de 2010

Determinação do Sexo

A maioria das Aves de Companhia, nomeadamente os Psitacídeos, não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea apresentam as mesmas características físicas e não nos é possível diferenciá-los.
As diferenças nas cores e padrões podem ajudar, mas nunca darão 100% de certeza. Outro meio é o exame do osso íleo, perto da cloaca. As fêmeas possuem um espaço maior entre eles para que possam colocar os ovos.
Um dos meios para determinar o sexo destes animais é a análise do DNA através de uma técnica molecular, denominada PCR (polimerase chain reaction).
O DNA encontra-se no núcleo das células e contém a informação genética e mapa cromossómico de cada espécie. No caso das aves os machos apresentam dois cromossomos sexuais iguais entre si, o que significa que são homozigóticos (ZZ) e as fêmeas são heterozigóticas (ZW).
Esta prova molecular requer uma quantidade mínima de ADN para avaliação, que pode ser obtido através de uma pequena amostra de sangue (o que a torna válida mesmo para pequenas espécies). É uma prova não invasiva e pouco traumática, não implica anestesia, pode ser realizada desde os primeiros dias de vida e sem riscos para a ave. É simples e rápida, com uma confiabilidade de cerca de 100%.

Observação: Uma empresa que faz este serviço é a Exon. Custa menos de 15 reais. Abaixo tem os dados da empresa:

EXON Biotecnologia
Rua Butantã, 461 2º andar - Pinheiros
São Paulo SP CEP 05424-140

Nenhum comentário:

Postar um comentário