sexta-feira, 30 de abril de 2010

Banho

O banho é parte da atividade diária de muitas aves desde os pombos aos periquitos, claro se lhes permitirmos ter onde se banharem tem um papel grande em incentivar a atividade normal de limpeza. No entanto muito poucos pássaros apreciam fisicamente ser colocados na água do banho e serem lavados pelos seus donos. Estão habituados por instinto, no entanto a fazer a sua higiene pessoal onde têm possibilidade.
A quase totalidade dos periquitos que vivem nas nossas gaiolas nunca teve essa oportunidade exatamente por os locais onde se encontra a sua água não serem de molde a permitir que eles se mergulhem na mesma por completo. O primeiro passo será arranjar uma "banheira" adequada à ave e que incentive o seu banho regular. É mencionado que o banho torna as aves mais vulneráveis, isso é falso, as aves não devem isso sim estar diretamente sob o sol ou em zonas de correntes de ar. Um banho de água á temperatura ambiente é o melhor que elas podem desejar.
Não existem muitas "banheiras" disponíveis no nosso país, mas pode-se improvisar uma. Um prato pequeno, ligeiramente fundo com um espelho no fundo. Geralmente as aves fazem a inspeção do mesmo durante somente uns 3 dias antes de saltarem para dentro e começarem a fazer o seu banho diário. No inverno o banho pode continuar. Tão somente em conta que as aves na época frias NÃO devem estar colocadas em varandas ou em locais frios como foi referida.
Se a sua gaiola não tiver espaço suficiente para a "banheira" note que a jaula será demasiado pequena para as aves viverem confortavelmente. Com certeza não gostaria de passar a sua vida num espaço onde mal pudesse dar 4 ou 5 passos. Com as aves é o mesmo. Compre uma gaiola maior e se possível junte um ninho por uma questão de espaço adicional e proteção.
Pode ainda colocar um chuveiro, um grupo de folhas de alface ou espinafres bem encharcados onde a ave irá esfregar-se contente além de dar algumas bicadas. O gotejar constante é bastante agradável para as aves de pequeno porte.
Além de ser uma boa forma de satisfazer a ave contribui bastante para a sua higiene e limpeza e mesmo para a dos donos com problemas do foro respiratório, pois diminui a disseminação de poeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário