sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cuidados gerais com Calopsitas mansas

Quando você adquirir uma Calopsita mansa lembre-se que você deve manuseá-la com carinho, pois ela deve sentir prazer em ser manuseada, caso contrário ela pode se tornar arisca e relutar em ficar na sua mão.
Nos primeiros dias na nova casa, pegue várias vezes por dia por um período não maior que 15 minutos cada vez, para não estressá-la. É normal que ela relute um pouco em ficar na sua mão. Caso ela pule da mão não corra atrás dela - tente pegá-la com delicadeza, dessa forma você mostrará que é um amigo e não um agressor. Em pouco tempo ela estará bem a vontade com você e não tentará mais pular da sua mão.
Lembre-se que interagir com ela é muito importante, pois as Calopsitas são aves sociais e necessitam de companhia - como foram criadas na mão desde bem pequenas elas nos consideram como sendo da sua própria espécie.
Apesar de ser mansa, ela deve ter uma gaiola para poder descansar, se alimentar etc., além do que não é aconselhável deixá-la o tempo todo solta, principalmente sozinha.
Devemos colocar alguns brinquedos em sua gaiola para que ela se exercite e se distraia. Não se deve superalimentar as Calopsitas mansas, nem dar doces e outros alimentos principalmente os que contenham muita gordura, pois como elas não se exercitam voando, têm tendência a obesidade.
Devemos manter sempre as penas da ponta de uma das asas cortadas para evitar que com um barulho ou movimento brusco ela assuste e voe para longe. Basta cortar as penas na metade do comprimento, isso não dói e é como cortar nossos cabelos. Verifique sempre se cresceu alguma pena nova, quando isso acontecer corte novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário