sexta-feira, 30 de abril de 2010

Instalação

Opção de gaiola para um casal – 1m X 0,4m X 0,5m (comprimento, largura e altura). Um ninho de madeira do lado de fora compondo uma caixa horizontal com 20 x 20 cm de frente, de preferência com uma entrada redonda e 35 cm de comprimento. Dois poleiros de diâmetros diferentes, variando de 1,5 a 2,5 cm, instalado em quarto ou galpão ventilado, mas sem correntes de ar. Localização protegida de ventos frios (sul) por paredes, quebra-ventos, cercas vivas etc. e de forma a receber o sol da manhã.
Já os viveiros devem ter de 3 x 1 x 2 m para 1 ou 2 casais e de 4 x 3 x 2 m para os filhotes. Podem ser de tijolos de barro rebocados, de alvenaria, de placas de cimento, de blocos de cimento revestidos de argamassa, com cobertura de telhas de cerâmica em 1/3 do viveiro, protegendo os comedouros e ninho, tela galvanizada de cerca de ½ polegada e fio 18. Piso de concreto com escoamento para água. Dois poleiros de madeira, vasilhas de barro ou louça e uma separada para tomar banho. A ventilação e o recebimento da luz do sol devem ser idênticas as das gaiolas.
Poleiros de plástico são preferidos à poleiros de madeira, pois elas podem roer a madeira e algum pedaço provocar perfurações no aparelho digestivo, mas isso não é muito comum.

  • Observação: Há uma gaiola própria para calopsita, chamada Capitólio, da Mônaco. Facilmente encontradas em pets grandes como Pet Center Marginal, Cobasi, etc. Abaixo tem uma imagem dela, podendo ficar aberta ou fechada:

Gaiola Calopsita Capitolio - Monaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário