sexta-feira, 30 de abril de 2010

Alimentação I

Calopsita comendo maçã

Costuma se alimentar de sementes, mas os frutos e insetos também estão no seu cardápio. Gosta mesmo é de se alimentar no chão e não no topo das árvores como as outras aves de sua espécie.
No cativeiro, a dieta da Calopsita simplifica a vida dos donos e criadores. É composta principalmente por ração e sementes, encontradas com facilidade nas lojas, e os complementos são comuns, como frutas e verduras.
Os grãos germinados de girassol, painço, aveia com casca, milho seco, trigo e arroz sem casca, pão duro, os integrais e os secos também devem ser dados.
Já a areia grossa e lavada e farinha de ostras ajudarão na digestão e serão excelentes fontes de cálcio. Ainda deve ser dado o carvão vegetal em pedaços ou moído, misturado com areia e com farinha de ostras. Os ossos de siba não devem ser esquecidos também.
Diariamente oferecer composto de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol. Uma, duas ou três vezes por semana, oferecer ração para cães, frutas (maçãs em pequenos pedaços), legumes em pedaços e verduras como couve, almeirão, espinafre, chicória, bem lavados. Em dias alternados, oferecer milho verde, mas se houver filhotinhos, passar a oferecer todos os dias.
Com relação às frutas, restringir a oferta de frutas muito ácidas ou doce/gordurosas demais (limão, laranja, manga, abacate). Retirar as sementes de frutas é interessante, pois algumas (como as de maçã ou pêra) podem ser tóxicas para a ave.
As verduras/legumes podem ser oferecidos crus e evitar a oferta excessiva de folhas escuras (excesso de ferro) e não oferecer alface (causa diarréia).
Grãos como o grão-de-bico, soja, lentilha e feijão podem ser oferecidos cozidos e sem tempero. A espiga de milho pode ser dada inteira, devendo somente ser escaldada antes em água quente.
Cuidado com o excesso de semente de girassol ou amendoim. São muito gordurosos (problemas no fígado e obesidade), além de possuírem um fungo (toxinas) que podem causar doença nas aves. Prefira castanhas como nozes, avelã, amêndoa ou castanha do Pará. O ideal é oferecê-las 2 vezes por semana.
Queijo branco, ração de cachorro, ovo cozido podem ser oferecidos de vez em quando, como alternativas de fontes protéicas. A pimenta dedo-de-moça é importante fonte de vitamina C. Rações comerciais (peletizadas/extrusadas), atualmente são boas opções. Suplementações vitamínicas não devem ser esquecidas.
Às vezes, dependendo do que foi oferecido as aves, as fezes saem com a coloração alterada.

Resumo

50% de painço;

Sementes de painço amarelo

20% de alpiste;


15% de arroz com casca;


10% de aveia com casca;

aveia descascada

5% de sementes de girassol;

sementes de girassol rajado

milho verde seco em dias alternados;


ração para cães 2 vezes por semana;

frutos (maçã, pêra, banana, menos abacate), legumes e verduras: 2 vezes por semana;




pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral à vontade, torradas;



Barrinha de cereais para calopsitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário